Métodos Aplicados

  Vídeos   Facebook da Trovisca

SURPREENDENTES BENEFÍCIOS DA COUVE-FLOR QUE VOCÊ DESCONHECIA

30-01-2015

 

A couve-flor é uma hortaliça muito saudável, membro da família dos vegetais cruciformes, entre os que se destaca é o brócolo verde. É composta por aproximadamente 85% de água, carecendo em hidratos de carbono, proteínas e gorduras, mas sendo rica em nutrientes importantes como vitaminas, minerais, antioxidantes e outros fitoquímicos. 

 

É ideal para um plano de dieta equilibrada, assim como para as dietas com fins de emagrecimento, já que nos proporciona poucas calorias. O melhor de tudo é que é uma verdura muito versátil, que pode ser consumida crua, ao vapor, nas saladas e em muitos outros pratos da nossa cozinha. Você quer mais razões para incluir a couve-flor em sua dieta?

 

Promove a saúde do coração

 

A couve-flor contém uma substância chamada sulforafano, que é um composto de enxofre que ajuda a melhorar os problemas da Pressão arterial e a função renal. Segundo as pesquisas, o sulforafano poderia estar relacionado com a metilação do DNA, que é fundamental para a função celular normal, assim como para uma expressão genética adequada, especialmente na camada interna das artérias, que são propensas a danos. 

 

É anticancerígena

 

anticancerigena

 

O sulforafano que contém a couve-flor é um composto que demostrou ser eficaz para matar as células estaminais do cancro, bloqueando o crescimento do tumor. De acordo com os pesquisadores, eliminar as células estaminais do cancro poderia ser uma das chaves para controlar esta doença. Por exemplo, segundo seus estudos, a combinação de couve-flor com curcumina (presente no açafrão) pode ser muito eficaz na prevenção e tratamento do cancro de próstata.

 

Em estudos realizados com animais, descobriram que o sulforafano pode ser a chave para reduzir a incidência e o índice de tumores mamários. Além disso, outros compostos da couve-flor como o indol e isotiocianatos, tiveram resultados positivos na inibição do desenvolvimento do cancro da bexiga, mama, cólon, fígado, pulmão e estômago.

 

Promove a saúde cerebral

 

Outro dos compostos benéficos da couve-flor é a colina, uma vitamina do grupo B que tem um papel muito importante na saúde e desenvolvimento do cérebro. De fato, o consumo de colina na gravidez pode proporcionar incríveis benefícios a atividade cerebral dos fetos, o que indica que pode melhorar a função cognitiva, a aprendizagem e a Memória.

 

Estimula a desintoxicação do organismo

 

Couve_flor_desintoxicanção

 

 

A couve-flor contém Antioxidantes que, junto aos nutrientes que contem o enxofre, promove as atividades desintoxicantes do organismo. Além disso, seu teor de glucosinolato também ativa as enzimas da desintoxicação.

 

Tem propriedades anti-inflamatórias

 

A couve-flor tem uma quantidade de nutrientes Anti-inflamatórios, entre os quais inclui a indol-3carbinol ou I3C, que é um composto anti-inflamatório que atua ajudando a prevenir as reações inflamatórias num nível elevado.

 

É boa para o aparelho digestivo

 

Beneficio_para_aparelho_digestivo

 

Por ter uma importante fonte de fibra, a couve-flor é uma boa aliada da saúde digestiva. Mas além disso, segundo World’s Healthiest Foods, o consumo da couve-flor pode ajudar a proteger o revestimento do estômago, já que o sulforafano ajuda a prevenir a proliferação bacteriana de Helicobacter pylori no estômago, evitando que se fixe em suas paredes.

 

É rica em antioxidantes e fito nutrientes

 

O consumo de couve-flor fornece ao nosso organismo uma quantidade de antioxidantes e fito nutrientes muito importantes, fundamental para a prevenção de diversas doenças. Esta hortaliça contém vitamina C, betacaroteno, Kaempferol, quercetina, rutina, ácido cinâmico, entre outros. Estes antioxidantes ajudam o organismo a se proteger dos danos causados pelos radicais livres. Graças a isso, também ajuda a retardar o Envelhecimento e prevenir danos em diversos tecidos e órgãos.

 

Como aproveitar a couve-flor?

 

Como mencionamos anteriormente, a couve-flor é uma hortaliça muito versátil que podemos incluir facilmente em diferentes pratos. Uma boa ideia é cozinhá-la inteira ou raminhos. Se você quiser cozinhá-la inteira, o recomendável é retirar as folhas e mergulhá-las num recipiente com água limpa e vinagre, para limpá-las corretamente. Se quiser consumi-la em raminhos, o ideal é cortar com uma faca, muito cuidado, e depois fazer o mesmo truque para limpá-la.

 

Para melhores resultados o recomendável é cozinhar a vapor, e você pode acrescentar o açafrão para potenciar seus incríveis benefícios para saúde. 


fonte: Melhor com Saúde

voltar
NEWSLETTER  l  POLÍTICA DE PRIVACIDADE |  LIVRO DE RECLAMAÇÕES ELETRÓNICO Copyright @ 2013 INOVAnet,lda. Todos os direitos reservados.